samedi 5 mai 2012

Entenda um pouco mais sobre o CSS

A linguagem HTML cresceu, e com isso, abrange uma maior variedade de recursos estilísticos para atender às demandas de desenvolvedores web. Com tais capacidades, as folhas de estilo se tornaram menos importantes e uma linguagem externa, para definição de atributos de estilo, não era aceita até o desenvolvimento do CSS.

Problemas com a interpretação do CSS

Muitas implementações de CSS são repletas de inconsistências, erros e outras peculiaridades. Os autores geralmente tinham que achar soluções alternativas, a fim de obter resultados consistentes em navegadores e plataformas.

Um dos maiores erros conhecidos pelo CSS é o Internet Explorer. Exemplo: larguras de formulários são interpretadas de forma incorreta em várias versões do navegador. O que era esperado na maioria dos navegadores se torna estreito quando visualizado no Internet Explorer.

Esta é apenas uma das centenas de erros do Internet Explorer, que reduz a legibilidade dos documentos. Isso se tornou uma dor de cabeça para os designers que precisam de uma aparência consistente em todas as plataformas.

O Internet Explorer continua sendo o pior na renderização de CSS para os padrões estabelecidos pela World Wide Web Consortium, mas ainda é o mais utilizado do mundo.

Alguns avanços

Passados anos, o CSS já está na sua versão 3. Há muitas funcionalidades a ser exploradas, tais funcionalidades podem substituir o uso do JavaScript e do Flash.

Funcionalidades e uso do CSS

O CSS é projetado para permitir a separação entre estilo e estrutura. Antes do CSS, quase todos os atributos de estilo de um documento HTML estavam contidos dentro do código HTML: todas as cores de fonte, estilos de fundo, alinhamentos de elementos, bordas e tamanhos tiveram que ser descritos, muitas vezes, repetidamente no meio do código HTML.

O CSS permite aos autores mover grande parte da informação para uma folha de estilo, resultando em um simples código HTML. Os documentos HTML se tornaram muito menores e os browsers tem suportes ao CSS. Isto leva a uma redução no tráfego de rede e os sites ficam visivelmente mais rápidos.

Antes do CSS, os autores que queriam atribuir uma cor específica, tipo de letra, tamanho, ou outra característica à um título, tinham que usar o elemento font.

CSS em poucas palavras

O CSS é usado por ambos os autores e leitores de páginas web para definir cores, fontes, layouts e outros aspectos de estilo do documento. É projetado principalmente para permitir a separação da estrutura do documento, HTML ou uma linguagem semelhante, e do estilo, CSS.

O CSS permite o controle completo e total sobre o estilo de um documento HTML. Hoje, o CSS é um avanço da web. Os navegadores mais e mais estão a dar suportes a ele.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire